07 Mar
07Mar

HISTÓRIA

Pra quem não sabe, o dia internacional das mulheres, comemorado no dia 08/03 é uma data que simboliza a luta histórica das mulheres para terem seus direitos sociais - igualdade salarial, machismo e violência -, e é quando elas celebram a conquista diária deles. A data foi oficializada pela ONU - Organização das Nações Unidas - em 1977. 

Vários eventos influenciaram para que a o dia internacional das mulheres fosse em 08/03. O primeiro - o incêndio na fábrica de roupas Triangle Shirtwaist, em Nova York, em 1911- foi uma tragédia que levou às capas dos jornais as terríveis condições de trabalho à que as mulheres eram submetidas. O segundo  - um marco da História Contemporânea, a marcha das mulheres russa por pão e paz em 1917- iniciou uma revolução de efeitos globais que reverberam até hoje.   


CONQUISTA DAS MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO

Desde sempre, as diferenças biológicas entre homens e mulheres geraram distinções na divisão do trabalho e na postura social entre os sexos. No entanto, atualmente, o que se nota é uma ascensão do trabalho feminino em todos os seus aspectos.

Apesar das mulheres terem um grande espaço no mercado de trabalho atual, elas precisam enfrentar muitas vezes preconceitos dentro da área em que atuam. Muitas pessoas não conseguem imaginar por exemplo uma mulher exercendo a profissão de mecânica, engenheira, TI, e até mesmo no esporte.

O skate sempre foi considerado um esporte masculino, e um meio em que não havia muito espaço para as mulheres. Ao longo dos anos, elas foram se inserindo dentro dele, e hoje em dia, depois de muitas dificuldades, nós vemos muitas mulheres ganhando diversos campeonatos de skate - Pamela Rosa, Yndiara Asp, Karen Jonz e Leticia Bufoni - e agora participando também dos jogos olímpicos - onde o skate foi inserido pela primeira vez e participará a partir desse ano. E não são somente as atletas que sofrem preconceito nesse esporte, mas as mulheres que trabalham em skates shop também. 

Nós aqui da Via acreditamos e apoiamos todas as mulheres a seguirem seus sonhos, lutarem por seus direitos e conquistarem tudo aquilo que merecem. 



Escrito por: Isabela Brigido.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.