Muitos skatistas iniciantes ficam na dúvida na hora de comprar rolamentos para o skate por existirem tantas marcas e modelos diferentes, mas hoje responderemos algumas de suas dúvidas.
A primeira dúvida que muitas pessoas têm é sobre a abreviação ABEC que vem escrito nos rolamentos. A abreviação significa Annular Bearing Engineerring Committee (Comitê de Engenharia de Rolamentos Anulares) que classifica os rolamentos, então tendo esta sigla no nome significa que o rolamento é reconhecido como tal pelo comitê internacional por sua precisão, mas isso não influencia em sua velocidade, além disso a classificação serve mais para rolamentos de maquinário do que para de skate.
Qual seria a diferença de um rolamento de maquinário para um de precisão?
Os rolamentos de precisão são desenvolvidos propriamente para o skate. A estrutura desses rolamentos possui gaiolas de nylon (parte onde as esferas ficam localizadas) e sua blindagem é feita do mesmo material. Elas são removíveis, para limpeza e manutenção, mas sua principal diferença é a lubrificação, pois rolamentos de precisão não vem com graxa igual os de maquinário, e sim com óleo fino que aumenta o desempenho do rolamento.
Resumindo, os rolamentos de precisão possuem uma estrutura própria para melhorar a velocidade, diminuir o atrito e aumentar o desenvolvimento dos skatistas.
Quando levar em conta a classificação ABEC?
Você só deve levar em conta a classificação ABEC se estiver em dúvidas sobre rolamentos de precisão de uma mesma marca. Pois rolamentos de maquinário podem ter classificações maiores, mas não serão melhores do que um fabricado especialmente para skate.
Outras diferenças a serem levadas em consideração
Na hora de comprar um rolamento para seu skate você deve dar importância às esferas dentro do rolamento também, pois existem dois tipos: as de aço comum e as de cerâmica. Porém, não se confunda, pois as esferas de cerâmica são ainda mais resistentes do que as de aço de acordo com os fabricantes, mas os dois materiais são igualmente bons.
Outro detalhe importante é o número de esferas dentro do rolamento, quanto menos esferas, mais solto o rolamento vai ser e mais velocidade ele terá.
Outro tipo de rolamento
Além dos rolamentos já mencionados, há também os rolamentos built-in que já vêm com espaçador e as arruelas da parte de fora blindados permitindo que o rolamento fique sempre bem encaixado e alinhado dentro da roda.
Para entender melhor sobre os rolamentos, o Paulo explica de forma bem dinâmica no vídeo abaixo tudo o que você precisa saber para comprar o rolamento ideal para os seus rolês!
Se você se interessou por algum rolamento, entre na nosso site para conferir todos os nossos rolamentos de marcas nacionais e internacionais disponíveis em nossa loja!
Escrito por: Karina Ramos