O skate a muito tempo já deixou de ser considerado apenas um objeto para diversão, ele é um estilo de vida e também um esporte, além de ser agora um esporte olímpico e ter se tornado uma profissão!
Segundo a Confederação Brasileira de Skate (CBSk), dentro do Brasil são cerca de 800 skatistas profissionais e 10 mil amadores, somente aqui no Brasil. É uma área acessível, mas muito concorrida. Independente da idade, para ser um atleta profissional é necessário preencher um formulário da Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e ser aprovado, mas para conseguir essa aprovação é necessário que você já tenha uma história dentro do esporte – presença em eventos, vídeos para as redes sociais,patrocínios e apoios.
Existem mais de 10 modalidades no skate para quem quer se tornar um profissional - banks, bowl, freestyle, freestyle dancing, downhill speed, mini ramp, park, pool, push race, slalom, street, vertical - cada uma possui um comitê - que é eleito pelos próprios atletas – responsável por definir as regras. As
Aqui na baixada santista nós temos poucos atletas profissionais - Kelvin Hoefler, skatista profissional de Guarujá, é um grande destaque - mas dá pra ver que muitos estão tentando sair do amadorismo. A cidade de Santos incentiva a prática do esporte - que ganhou grande visibilidade na cidade, e a gente te explica aqui - com estruturas de pistas públicas espalhadas pelos bairros - que a gente listou os melhores espaços aqui.
Agora é só você treinar bastante e seguir os passos que listamos aqui!
Escrito por: Isabela Brigido.